terça-feira, 4 de outubro de 2011

2º Mutirão de Limpeza do Parque de Capim Macio

terça-feira, 4 de outubro de 2011




Uma experiência de cuidar está despertando em Natal. O cenário é o Parque de Capim Macio, último refúgio de árvores nativas e frutíferas no coração do bairro de Capim Macio.

A história do Parque começa com motosserras e abraços, tensão e lágrimas. Por decisão da Justiça, as árvores foram então preservadas. Ou quase. Recentemente, um novo incêndio queimou uma dúzia de árvores nativas.

A decisão da Justiça foi endereçada à Prefeitura de Natal, e urge o governo a preservar as árvores e dotar o local com facilidades de uma praça. Diante da proposta de projeto da Prefeitura, gente da comunidade de Capim Macio apresentou um desenho alternativo para a construção das facilidades.

Essas pessoas defendem que o desenho do Parque de Capim Macio equacione as facilidades da praça, da educação (incluindo contemplação), da cultura e da artes, científicas e arteiras, tornando-se um pólo de inovação social. Aqui um resumo (.pdf) desse projeto.  Também disponível: um rascunho (.pdf) para o projeto educativo – ambos oferecidos ao município.

O que está em jogo, de certa forma, é qual das facilidades queremos em nossos bairros e cidades. Quais delas estão em sintonia com o mundo e como podem ser construídas a partir de quais valores e métodos. E por que deveriam ser construídas? Para servir ao que, ou a quem? Então, o debate em torno do Parque de Capim Macio é uma inesperada experiência de parto do que é possivel fazer nas cidades em favor da qualidade das condições de vida das pessoas.

2º Mutirão de Limpeza do Parque de Capim Macio

Como transformar a última área verde de Capim Macio em um espaço público de bem estar, onde as pessoas possam interagir, gerar inovação, cultura, e aprender a conviver com o meio ambiente?

Convidamos todas as pessoas e grupos interessados em visualizar e agir em favor da última área verde de Capim Macio; e a reunir criatividade, visão e engajamento para demonstrar o que podemos fazer quando estamos juntos.

Nossa ação recomeça com um mutirão de limpeza neste sábado, 08 de outubro, às 9h da manhã. Todas as pessoas são bem vindas e livres para participar de acordo com suas possibilidades e atuações. O mutirão faz parte de um conjunto de ações que objetiva valorizar o parque e emponderar cuidadores e agentes de transformação.

O que trazer?
  • Criatividade
  • Luvas para proteger as mãos (vamos lidar com camisinhas abandonadas, folhas, mourões, taludes)
  • Água para beber (hidrate-se)
  • Disposição para co-protagonizar a mudança (limpando, visualizando, desenhando, arteando)
Agenda: Sábado, 8 de outubro, às 9h. No Parque de Capim Macio. Mapa.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.