sexta-feira, 18 de maio de 2012

III Brechó no Parque de Capim Macio

sexta-feira, 18 de maio de 2012
Com a temática cultural, o evento faz parte do movimento de revitalização do Parque

Por Michele Oliveira

Numa tarde de domingo, 15 de abril, a área localizada por trás do supermercado Extra, em Ponta Negra, foi cenário de um grande encontro de amigos, desconhecidos e visitantes. A terceira edição do brechó, desta vez cultural, foi organizada pelos Amigos do Parque e agregou pessoas não só do bairro de Capim Macio. As outras edições foram em fevereiro (de carnaval) e em dezembro (de natal). A proposta foi de vender, trocar ou doar objetos, roupas, cd's, livros, artesanato, comidinhas e o que a criatividade desse conta, num espaço coletivo e atrativo, com intervenções culturais, música ao vivo, danças circulares e apresentação do Grupo Egbé Capoeira Angola.

Brechó Cultural contou com várias exposições entre roupas, acessórios, artesanatos e comidas. (Michele Oliveira/Fotec)Brechó Cultural contou com várias exposições entre roupas, acessórios, artesanatos e comidas. (Michele Oliveira/Fotec)

O Parque de Capim Macio há cerca de três anos vem sofrendo com as obras inacabadas da lagoa de captação, que ocupa metade da área, além de diversos impasses da Prefeitura para realizar o projeto de urbanização. Desta forma, fica vulnerável a ações ilícitas e maldosas, que utilizam o Parque de maneira inadequada. De acordo com a radialista Joanisa Prates, 25 anos, o espaço é a última área verde do bairro e os moradores devem ter consciência de conservação. "Aqui é um lugar público e é para ser utilizado, não precisamos esperar que fique urbanizado para usufruir, o ambiente já é bastante convidativo", ressalta. Além de moradora do bairro, Joanisa faz parte do grupo que está à frente da luta pela conservação do parque junto à Prefeitura.
A pedagoga e arte-educadora Telma Romão, 49 anos, também à frente do projeto, conta que o brechó é só mais uma desculpa para que todos fiquem juntos e valorizem o Parque, é um ponto de convergência, e que sempre são abertos espaços para que cada vez mais, diferentes pessoas participem. "Abraçar essa causa dá a sensação de satisfação de ser gente, de plenitude, de estar fazendo algo como constituição de si mesmo. É construtivo, criativo e amoroso", afirma.

Telma (atrás da placa) e alguns amigos do parque felizes após a colocação do nome na entrada  do espaço, no dia do evento. (Michele Oliveira/ Fotec)Telma (atrás da placa) e alguns amigos do parque felizes após a colocação do nome na entrada do espaço, no dia do evento. (Michele Oliveira/ Fotec)

Segundo Telma, o espaço é terra de ninguém, a prefeitura tem a pedagogia da mentira e não se pode confiar, por isso "a partir da gente temos tudo, os que têm o poder não fazem, mas nós temos podido fazer". A causa dos Amigos do Parque tem o apoio da Urbana e do Ministério Público. "Sempre que o Bandeira (Urbana) pode, nos atende com todo o carinho e a Gilka (promotora meio ambiente do MP) também é a favor do nosso projeto", conclui.
Eloisa Elena Prates, professora, 58 anos e mãe de Joanisa, explica que a ideia de fazer o brechó surgiu a partir do movimento de revitalização do parque, como uma maneira do lugar não ficar parado e não marginalizar. O primeiro foi feito em dezembro, e então o grupo decidiu fazer a cada dois meses, para ter uma rotatividade de produtos. Eloisa conta ainda que as pessoas estão aderindo cada vez mais a ideia como se fosse uma grande família. No brechó de domingo, cerca de 200 pessoas circularam no espaço. "O sentimento é indescritível, é muita emoção saber que preservamos um pouco da natureza e que consegui passar isso para meus filhos. É um lugar mágico, com muita energia boa e agradável!", exclama.

Momento de descontração, com danças circulares, encerra a tarde com bastante alegria. (Michele Oliveira/ Fotec)Momento de descontração, com danças circulares, encerra a tarde com bastante alegria. (Michele Oliveira/ Fotec)

As entrevistadas garantem que para fazer parte da causa, é só ter vontade, chegar e se juntar ao grupo. Todas as pessoas serão bem recebidas. O próximo brechó será, provavelmente, em junho com o tema São João, todos podem participar e a estrutura é por conta de cada expositor. Para saber um pouco mais sobre o projeto do Parque de Capim Macio basta acessar o site www.parquedecapimmacio.org.br, mais informações, pelos telefones 8838-5881 ou 9938-6462.

Fonte: FOTEC

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.