sábado, 22 de novembro de 2008

Ambientalismo sem futuro

sábado, 22 de novembro de 2008
WAVES - 22/nov/2008
Por Tiago Prates


O futuro de Natal, cidade mais bonita do Nordeste, na minha opinião, me preocupa. O juiz substituto da primeira Vara Federal do Rio Grande do Norte, Carlos Wagner Dias Ferreira, é a favor da derrubada indiscriminada de árvores no bairro Capim Macio, zona sul de Natal (RN).

Mesmo com tantas irregularidades nas obras de construção de uma lagoa de captação de águas pluviais (falta de estudo de impacto ambiental e derrubada de espécies nativas são apenas algumas), à rua Missionário Joel Carlson, Carlos Wagner deu o aval, na tarde da última quinta-feira, para a continuidade na derrubada de árvores.

Não adiantou a mobilização dos moradores do bairro, não adiantou a assembléia realizada na noite desta quarta-feira, não adiantaram as denúncias da promotora do Meio Ambiente, Gilka da Mata. Nada que seja para o bem da população, da humanidade e do planeta adianta.

O que vale é o dinheiro, é o retorno financeiro imediato. É como um leilão. Quem paga mais, leva!

O prefeito Carlos Eduardo Alves, que participou de um abraço simbólico em defesa do Morro do Careca no ano passado, se mostrou um sonso. Defendeu o meio ambiente quando foi preciso, para sair bem na foto. Agora se cala. A Semurb - Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo - libera obras cheias de irregularidades. Quem agradece são os empresários que vivem de faturar escandalosamente com a especulação e exploração imobiliárias.

Em 2009, a prefeitura cairá nas mãos da colega Micarla de Souza, do PV. O mesmo PV que tem ex-vereadores acusados de venderem seus votos para definir o Plano Diretor da cidade em favor de construtoras, empreiteiras e imobiliárias.

Boa parte dos vereadores re-eleitos também está envolvida até o pescoço com a compra de votos do Plano Diretor - e todos são aliados da futura prefeita.

Até onde vai tanta ganância e tanta impunidade? Quando a cidade estiver esgotada, em colapso, com temperaturas insuportáveis e sem árvores e dunas, talvez o poder público tome iniciativas para melhorar ou se preocupe com o meio ambiente. Mas pode ser tarde demais.

Clique aqui para ler outras notícias sobre meio-ambiente no blog do jornalista Tiago Prates.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.