A primeira reunião para reavaliar o projeto de drenagem em Capim Macio e Ponta Negra acontece amanhã na Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), juntamente com a Comissão Técnica de Moradores dos dois bairros. Ontem as licenças ambientais de dois reservatórios de detenção (RD-1 e RD2) foram suspensos por ordem judicial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE).
O recurso foi interposto pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, e impede apenas a continuidade do desmatamento, e não propriamente o avanço da obra. Porém, o secretário da Semov, Damião Pitta, explica que tecnicamente a área que não será mais desmatada deve ser compensada de outra forma, para que a lagoa de captação mantenha a mesma capacidade para receber a água da chuva.
“Vejo apenas três saídas. Cavar mais fundo para manter a dimensão do reservatório, adquirir outros terrenos adjacentes à área para construir novas lagoas ou por fim, aumentar a vasão do emissário submarino, que transbordaria a água excedente para o mar mais rápido, porque o volume de água armazenada nas lagoas será menor”. Ele esclarece que cada situação depende de novos estudos técnicos ambientais.
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.