sábado, 27 de dezembro de 2008

Amigos da natureza se unem pelo bem estar do meio ambiente

sábado, 27 de dezembro de 2008
CORREIO DA TARDE - 27/dez/2008
Repórter: Ramilla Souza
No último dia 14 de novembro, os jornais de Natal veicularam a notícia de cidadãos comuns tentando impedir o corte de árvores em um bosque no bairro de Capim Macio. O assunto chamou a atenção, principalmente, pelas imagens que mostravam uma garota agarrada a um tronco de Ipê Roxo, no momento em que o Disk Motoserra contratado pela Prefeitura tentava derrubá-lo.
Desse protesto nasceu o SOS Capim Macio, inspirado no formato de um movimento anterior, o SOS Ponta Negra, fundado pelo jornalista Yuno Silva.
0 comentários

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Moradores de Capim Macio apresentam projeto de adaptação da lagoa

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
[clique na imagem para ampliar]
NOMINUTO.COM - 11/dez/2008
Repórter: Maiara Felipe
Dentre as modificações sugeridas, está adquirir um novo terreno para conciliar o parque e a lagoa e aprofundar o reservatório para trazer mais espaço. A área verde ocuparia 56,35% e lagoa 26%.
Os moradores de Capim Macio estarão nesta quinta-feira (11), na Secretaria Municipal de Obras e Aviação (Semov), para apresentar as adaptações sugeridas para o projeto da lagoa de captação (RD-1) do bairro, localizada atrás do supermercado Extra.
0 comentários

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

TV Ponta Negra: vistoria obras de drenagem

terça-feira, 9 de dezembro de 2008
TV Ponta Negra (SBT) - 09/dez/2008
Repórter: Ellen Paes
Outros vídeos exibidos pela TV Ponta Negra sobre o assunto:
# Reunião Comunitária com comentários de Gilson Moura - 20/nov/2008
# Drenagem Sustentável - 19/nov/2008
# Desmatamento da área verde - 12/nov/2008
# Contaminação do lençol freático :: Lagoa do CTG - 22/set/2008
0 comentários

sábado, 29 de novembro de 2008

IBAMA passa a ser responsável pelo licenciamento ambiental das obras de drenagem em Capim Macio

sábado, 29 de novembro de 2008
O Prefeito Carlos Eduardo, em encontro com representantes dos moradores de Capim Macio na última quarta dia 26, designou que fosse formada uma comissão técnica dos moradores para analisar, sugerir e acompanhar as mudanças no projeto da RD1 - Reservatório de Detenção 1 - localizada na área do NOSSO [de TODA a cidade] Parque, por trás do Extra.
No encontro também foi marcada uma reunião com a SEMOV, que aconteceu ontem [quinta, 27], às 15h.
0 comentários

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Capim Macio: Vistorias RD-1 e Lagoinha

sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Foto: Omar Cordoba
DIÁRIO DE NATAL - 28/nov/2008
Repórter: Gidália Santana
O desembargador federal José Lázaro Alfredo Guimarães do Tribunal Regional Federal (TRF), da 5ª Região, determinou que todo e qualquer licenciamento relativo às obras de drenagem da prefeitura nos bairros de Capim Macio e Ponta Negra terão que ter a participação do Ibama impreterivelmente.
O órgão ambiental foi delegado para a tarefa por se tratar de um empreendimento que entra na área que é de competência federal, o mar, pois um emissário submarino vai despejar os resíduos no oceano. Com a alteração, a continuidade da obra passa a depender do Ibama e o município fica sendo apenas o proponente do projeto.
0 comentários

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Capim Macio: moradores querem aprofundar lagoa para ganhar mais área verde

quinta-feira, 27 de novembro de 2008
NOMINUTO.COM - 27/nov/2008
Texto e foto: Maiara Felipe
Primeira reunião com a Secretaria Municipal de Obras e Aviação (Semov) foi bem sucedida na opinião dos moradores. A idéia é aprofundar a lagoa para ganha mais área verde.
A primeira reunião entre os moradores de Capim Macio e a Secretaria Municipal de Obras e Aviação (Semov), realizada nesta quinta-feira (27), foi bem sucedida para os dois lados. Os representantes do bairro terão até o dia nove de dezembro para fazer suas sugestões no projeto da lagoa de captação, a fim de aumentar a área verde e diminuir o desmatamento na região.
0 comentários

Comissão vai analisar mudança em projeto para Capim Macio

quinta-feira, 27 de novembro de 2008
TRIBUNA DO NORTE - 27/nov/2008
Foto: João Maria Alves
CAPIM MACIO - Prefeito Carlos Eduardo sugere a criação de uma comissão para discutir futuro da obra de drenagem
A primeira reunião para reavaliar o projeto de drenagem em Capim Macio e Ponta Negra acontece hoje na Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), juntamente com a Comissão Técnica de Moradores dos dois bairros, designada ontem. A equipe foi criada por sugestão do prefeito Carlos Eduardo durante uma reunião na manhã de ontem para discutir o futuro da obra de drenagem. Na terça-feira (25) as licenças ambientais de dois reservatórios de detenção (RD-1 e RD2) foram suspensas por ordem judicial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE).
0 comentários

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Reunião sobre lagoa de captação acontece amanhã

quarta-feira, 26 de novembro de 2008
TRIBUNA DO NORTE - 26/nov/2008
A primeira reunião para reavaliar o projeto de drenagem em Capim Macio e Ponta Negra acontece amanhã na Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), juntamente com a Comissão Técnica de Moradores dos dois bairros. Ontem as licenças ambientais de dois reservatórios de detenção (RD-1 e RD2) foram suspensos por ordem judicial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE).
O recurso foi interposto pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual, e impede apenas a continuidade do desmatamento, e não propriamente o avanço da obra. Porém, o secretário da Semov, Damião Pitta, explica que tecnicamente a área que não será mais desmatada deve ser compensada de outra forma, para que a lagoa de captação mantenha a mesma capacidade para receber a água da chuva.
0 comentários

TRF suspende licenças ambientais

quarta-feira, 26 de novembro de 2008
TRIBUNA DO NORTE - 26/nov/2008
O Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF-5), em Recife, acatou, ontem, o recurso interposto pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual e determinou a suspensão imediata das licenças ambientais concedidas pelo município de Natal, no projeto de drenagem do bairro de Capim Macio.
Com isso, o desmatamento da região também está suspenso, em caráter liminar, mas somente com relação ao “Reservatório de Detenção/RD-1”, como é denominado pelo Projeto de Drenagem do bairro de Capim Macio, a área localizada no quadrilátero correspondente às Ruas Ismael Pereira da Silva, Antônio Farache, Industrial João Mota e Joel Carlson, e também em relação à chamada RD2, localizada na Zona de Proteção Ambiental de Lagoinha, a ZPA-5.
0 comentários

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Semov faz levantamento sobre área

terça-feira, 25 de novembro de 2008
TRIBUNA DO NORTE - 25/nov/2008
Mesmo com a justiça determinando a retomada das obras da lagoa de captação e drenagem que fica por trás dos Supermercados Extra, em Capim Macio, o secretário municipal de Obras e Viação, Damião Pita, informou que só dará autorização para o reinício das obras possivelmente hoje ou amanhã, depois que a Semov entregar algumas informações complementares que foram solicitadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
Damião Pita explicou que mesmo antes de o juiz federal Carlos Wagner Dias Ferreira (1ª Vara Federal do Rio Grande do Norte) negar o pedido liminar do Ministério Público para suspender as obras de drenagem realizadas pela Prefeitura do Natal em Capim Macio, a ação cautelar que fora concedida na semana passada não mandava, especificamente, paralisar as obras, mas apenas sustar a retirada de árvores existentes no entorno da lagoa de drenagem.
0 comentários

Tribunal Regional Federal determina suspensão das licenças ambientais em Capim Macio

terça-feira, 25 de novembro de 2008
NOMINUTO.COM - 25/nov/2008
Com isso, o desmatamento da região também está suspenso, em caráter liminar.
O Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF-5), em Recife, acatou nesta terça-feira (25), o recurso interposto pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual e determinou a suspensão imediata das licenças ambientais concedidas pelo município de Natal, no projeto de drenagem do bairro de Capim Macio.
Com isso, o desmatamento da região também está suspenso, em caráter liminar. O desembargador federal relator do processo, Lázaro Guimarães, considerou ser indispensável, em razão do artigo 225 da Constituição Federal, a realização de estudo de impacto ambiental para continuidade das obras.
0 comentários

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Moradores tentam impedir obras de saneamento em Capim Macio

segunda-feira, 24 de novembro de 2008
NOMINUTO.COM - 24/nov/2008
Repórter: Ana Paula Oliveira
Juiz federal Carlos Wagner Dias negou, na última quinta (20) liminar do MP para paralisação das obras de drenagem no bairro de Capim Macio
Os moradores do bairro Capim Macio formaram duas comissões e foram até o Ministério Público e a Prefeitura do Natal. Eles querem reverter a decisão judicial que liberou as obras de saneamento e drenagem promovidas pela prefeitura. A construção de uma lagoa de captação põe em risco uma área verde do bairro, o que contraria a população do bairro.
0 comentários

Capim Macio: obra liberada, mas paralisada

segunda-feira, 24 de novembro de 2008
NOMINUTO.COM - 24/nov/2008
Texto e foto: Maiara Felipe
Moradores estão se revezando no terreno, onde está sendo iniciada uma das lagoas de captação do bairro, na intenção da construção não ter andamento. Os moradores estão divididos em três grupos para tentar paralisar o desmatamento da área.
O juiz substituto da 1ª Vara da Justiça Federal, Carlos Wagner Dias Ferreira liberou a continuação da drenagem do bairro de Capim Macio, na última quinta-feira (21), porém a construção da lagoa de captação está parada. Moradores estão se revezando no local pata impedir a continuidade da obra.
0 comentários

domingo, 23 de novembro de 2008

Justiça Federal libera obras de drenagem em Capim Macio

domingo, 23 de novembro de 2008
TRIBUNA DO NORTE - 23/nov/2008
O juiz federal Carlos Wagner Dias Ferreira, da 1ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, negou o pedido liminar do Ministério Público para suspender as obras de drenagem realizadas pela Prefeitura do Natal no bairro de Capim Macio. O magistrado não acatou os argumentos apresentados pelo MP de que havia ilegalidade nas licenças concedidas para a construção. 
O juiz Carlos Wagner chamou atenção, na sua determinação, para a questão do emissário que será construído e concluiu: “O despejo de águas pluviais no mar territorial, por meio do mini-emissário submarino, ao que tudo indica, provoca insignificante impacto ambiental, e não relevante ameaça de dano a exigir a intervenção do Ibama. E, mesmo que subsista algum impacto ambiental, certamente será na mesma proporção que chuvas naturais ocasionariam ao cair diretamente no mar”.
0 comentários

Domingo no Bosque Capim Macio

domingo, 23 de novembro de 2008
O movimento SOS Capim Macio promove o evento Domingo no Bosque, a partir das 9h, na área verde do bairro, por trás do supermercado Extra.
Os moradores convidaram algumas autoridades políticas do Rio Grande do Norte a participar do evento deste domingo, que terá música, feijoada e atividades para as crianças. Entre os convidados estão os senadores Rosalba Ciarlini e José Agripino, a governadora Wilma de Faria, o atual prefeito Carlos Eduardo Alves, a futura prefeita Micarla de Sousa, os deputados estaduais Mineiro e Robinson Faria e o vereador Hermano Morais.
0 comentários

sábado, 22 de novembro de 2008

Ambientalismo sem futuro

sábado, 22 de novembro de 2008
WAVES - 22/nov/2008
Por Tiago Prates
O futuro de Natal, cidade mais bonita do Nordeste, na minha opinião, me preocupa. O juiz substituto da primeira Vara Federal do Rio Grande do Norte, Carlos Wagner Dias Ferreira, é a favor da derrubada indiscriminada de árvores no bairro Capim Macio, zona sul de Natal (RN).
Mesmo com tantas irregularidades nas obras de construção de uma lagoa de captação de águas pluviais (falta de estudo de impacto ambiental e derrubada de espécies nativas são apenas algumas), à rua Missionário Joel Carlson, Carlos Wagner deu o aval, na tarde da última quinta-feira, para a continuidade na derrubada de árvores.
0 comentários

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Moradores de Capim Macio cobram solução para as obras de drenagem e saneamento

quinta-feira, 20 de novembro de 2008
NOMINUTO.COM - 20/nov/2008
Repórter: Ana Paula Oliveira
Durante o encontro, a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata, apontou várias falhas no sistema de drenagem no bairro.
Moradores de Capim Macio se reuinram com representantes da Procuradoria Federal e da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente nesta quarta-feira (19) para esclarecer à população as formas alternativas de se fazer drenagem e saneamento básico no bairro.
Durante o encontro, a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Gilka da Mata, apontou várias falhas no sistema de drenagem de Capim Macio. “Nós queremos as obras de drenagem e saneamento básico no bairro. Porém, devemos observar todos os detalhes em relação ao impacto ambiental”, disse a promotora.
0 comentários

Mineiro participa de reunião sobre drenagem em Capim Macio

quinta-feira, 20 de novembro de 2008
SITE DEP. MINEIRO (PT) - 20/nov/2008
Drenagem sustentável urbana. Foi com essa idéia que o deputado Fernando Mineiro participou de uma reunião, realizada dia 19, às 19h, no bairro de Capim Macio, que teve como objetivo buscar estratégias para garantir um caminho alternativo ao projeto em curso.
O projeto de drenagem do bairro vem sendo questionado por moradores, devido à falta de um maior debate sobre o assunto. Segundo os moradores, a falta de uma maior discussão os impedem de apresentar sugestões que garantam menos impacto da obra.
0 comentários

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Hermano propõe audiência pública para avaliar construção da lagoa de captação de Capim Macio

quarta-feira, 19 de novembro de 2008
NOMINUTOCOM - 19/nov/2008
A reunião está marcada para esta quinta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal de Natal.
Os transtornos causados pela obra da lagoa de captação, na Rua Missionário Joel Carlson, em Capim Macio sempre se tornam motivo para debate na cidade. Quando chove o problema se agrava.
Os moradores das proximidades da lagoa têm procurado usar os veículos de comunicação para chamar a atenção das autoridades. Apesar de ser um dos bairros nobres de Natal, as dificuldades enfrentadas por quem vive nesta região da cidade já não são novidade, mesmo assim continua sem solução.
0 comentários

As motosseras detonaram nossos corações!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008
A Prefeitura de Natal desapropriou em, Capim Macio, uma área de dois quarteirões - equivalente a 36 mil metros quadrados - para construção de uma lagoa de captação de águas pluviais. Porém, essa área é o coração verde do bairro: nela existem árvores nativas e frutíferas em floração e uma diversidade de animais como iguanas, saguis, pássaros e tantos outros.
Já foram derrubadas cerca de 1000 árvores nativas entre mangabeiras, cajueiros, ipês, pau-canela, pau-ferro, pau-branco, sem a devida licença ambiental e sem o consentimento dos cidadãos natalenses - principalmente dos moradores do próprio bairro. Exigimos uma obra de drenagem urbana sustentável - perfeitamente possível e aplicável. Um crime ambiental aconteceu e não podemos ficar de braços cruzados!
0 comentários

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Gilka da Mata: “A obra de drenagem é essencial, mas queremos um projeto seguro”

terça-feira, 18 de novembro de 2008
NOMINUTO.COM - 18/nov/2008
Repórter: Maiara Felipe
Fotos: Gabriela Duarte
Promotora do Meio Ambiente está preocupada com as obras de saneamento em Capim Macio e afirma que existem planos para desmatar também a mata da lagoinha.
GILKA DA MATA - “Temos um problemas quando o município faz a obra e ele mesmo licencia”.
Uma obra cercada de polêmicas ambientais, a drenagem do bairro de Capim Macio passará por mais um protesto, nesta quarta-feira (19). Os moradores junto com a promotora do Meio Ambiente, Gilka da Mata e a procuradora da República Cibele Benevides Guedes da Fonseca participarão de um encontro comunitário.
0 comentários

sábado, 15 de novembro de 2008

Justiça suspende obras de lagoa de captação em Capim Macio

sábado, 15 de novembro de 2008
TRIBUNA DO NORTE - 15/nov/2008
Texto e foto: Elisa Elsie
OBRA - Os trabalhos de construção da lagoa deverão ficar paralisados até que novas licenças sejam expedidas e avaliadas
O juiz substituto da primeira Vara Federal do Rio Grande do Norte, Carlos Wagner Dias Ferreira concedeu uma liminar suspendendo temporariamente as obras de construção da lagoa de captação no bairro de Capim Macio. O juiz determinou ainda que a Prefeitura de Natal pagará multa de R$ 5 mil para cada dia de descumprimento da decisão.
0 comentários

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Justiça paralisa desmatamento no bairro de Capim Macio

sexta-feira, 14 de novembro de 2008
NOMINUTO.COM - 14/nov/2008
Repórter: Geraldo Miranda
Medida visa à proteção da vegetação e dos reservatórios de água, além da verificação de irregularidades nas licenças concedidas.
O juiz substituto da 1ª Vara da Justiça Federal determinou a paralisação imediata do desmatamento em Capim Macio, decorrente das obras do projeto de drenagem do bairro.
Esta medida cautelar foi adotada para que o juiz possa avaliar os pedidos de liminar propostos na ação conjunta ajuizada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual. A liminar foi concedida após a ajuntada aos autos de petição assinada por moradores do bairro de Capim Macio.
0 comentários

Prefeitura derruba árvores nativas na Zona Sul

sexta-feira, 14 de novembro de 2008
TRIBUNA DO NORTE - 14/nov/2008
Texto e foto: Elisa Elsie
VERDE - Moradores de Capim Macio tentam impedir derrubada de árvores
Os moradores da rua Missionário Joel Carlson, em Capim Macio, acordaram ontem com o barulho das motoserras. Alguns já haviam percebido o movimento no terreno na quarta-feira à tarde e ontem pela manhã, funcionários da Queiroz Galvão, continuavam a ditar ordens para a equipe que serrava as árvores nativas. A cena de galhos e troncos de mangabeiras e outras árvores cortados desolaria qualquer cidadão com o mínimo de consciência ambiental.
0 comentários

domingo, 13 de julho de 2008

Saneamento de Capim Macio vai continuar

domingo, 13 de julho de 2008
NOMINUTO.COM - 13/jul/2008
A anulação das licenças resultaria na paralisação das obras de drenagem e saneamento no bairro de Capim Macio por tempo indeterminado.
O juiz Cícero Martins de Macedo Filho, em substituição na 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, indeferiu o pedido de liminar do Ministério Público que pretendia anular todas as licenças que foram concedidas, em relação às leis ambientais, para a realização das obras de drenagem de Capim Macio.
A anulação das licenças resultaria na paralisação das obras de drenagem e saneamento no bairro de Capim Macio por tempo indeterminado. Para a realização dessa obra, somente o Governo Federal, destinou recursos da ordem de R$ 34 milhões.
0 comentários

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Moradores de Capim Macio vítimas das chuvas irão entrar com ação contra Prefeitura

sexta-feira, 4 de julho de 2008
NOMINUTO.COM - 04/jul/2008
Repórter: Karla Larissa
Fotos: Cedida e Fátima Elena
Eles atribuem inundação ao não funcionamento de duas das três lagoas de captação e temem que situação se agrave com a paralisação das obras a pedido do MP. O nível da água chegou a 1,5 metro.
» Mais fotos da situação em época de chuva no bairro de Capim Macio
0 comentários

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Capim Macio sofre com inundações

quarta-feira, 2 de julho de 2008
NOMINUTO.COM - 02/jul/2008
Texto e foto: Ana Paula Oliveira
Moradores precisaram ser retirados de casa e muitos encontram-se ilhados. O bairro de Capim Macio, na zona Sul da cidade, é um dos que mais sofrem com a falta de estrutura.
Sempre quando chove um pouco além do normal, a velha constatação: Natal não tem infra-estrutura urbana para suportar grandes volumes de água.
0 comentários